domingo, 13 de março de 2011

A ESCOLA NUMA ÁREA METROPOLITANA

Esse livro foi uma indicação do professor Romualdo Portela da FEUSP para a produção de uma análise com relação ao estágio de Coordenação Pedagógica.

O livro relata um estudo realizado durante os últimos anos da década de 50 pelo Profº Luiz Pereira, publicado pela Livraria Pioneira Editora em 1967. Livro um pouco difícil de achar, é necessário um pouco de sola de sapato para ir aos sebos e coragem para mexer nas estantes empoeiradas.

Caso você tenha passado por essa via sacra, você vai encontrar uma análise minuciosa sobre a formação e o funcionamento de uma escola primária na periferia de Santo André, no auge da imigração nordestina para a Região da grande São Paulo, o surgimento dos bairros operários.

O que chama a atenção no livro é a forma como o autor destrincha as diversas relações existentes entre a escola e as regiões em que ela serve e os microcosmos das relações sociais existentes naquilo que o autor denomina como “empresa escolar”.

Mais impressionante é a atualidade dos problemas educacionais apontados pelo Profº Luiz Pereira. Apesar do estudo ter sido realizado entre 1958 e 1959, ainda hoje é perceptível os apontamentos das falhas no sistema educacional brasileiro postas por ele.

Fica a dica.

_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário