quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Atividades do 3º Bimestre – 8º Ano D

Bom dia, crianças.
Pensar a idéia de exclusão com vocês (seja ela racial, social, política, religiosa ou sexual) se torna cada vez mais importante quando percebemos que esse tipo de prática continua acontecendo. E pior, acontecendo no nosso mundo atual, em nosso cotidiano atual, dentro de nossa escola por pessoas que continuam essas práticas por ignorância, falta de caráter ou simplesmente pela eterna dificuldade humana em aceitar o diferente. Aceitar a diversidade significa aceitar a natureza múltipla do ser humano.

Esse preconceito doentio que busca excluir as pessoas por suas diferenças deve ser combatido a todo custo. Definir padrões dentro de grupos sociais diferentes gera a formação de grupos de exclusão que mais tarde irão gerar conflitos cada vez maiores. O respeito às diferenças, as culturas e as pessoas deve ser a regra básica para a manutenção de nossa sociedade. Não é a exclusão da diferença que resolve, mas a aceitação dela como parte do conjunto humano.

A celebração dessa diferença é o elemento que viabiliza a união de todos. Uma união que talvez permita a construção de um futuro em conjunto possível.
-------------------------------------------------------------------------------------
1ª ATIVIDADE
Vocês assistiram o documentário "Arquitetura da Destruição" de Peter Cohen.
Produzam um texto relacionando a idéia de Corpo da nação com a perseguição as minorias do regime nazista.
IMPORTANTE:
-O texto precisa demonstrar a relação entre esses dois aspectos do documentário.
-O tamanho de uma página para o texto, sempre mantendo a preocupação com a redação.
-O texto deverá ser mandado para o e-mail prof.ricks@gmail.com , em data marcada com todos em sala de aula.
-Deverá ser utilizado a fonte: TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, TEXTO JUSTIFICADO, margens normal (ALINHADO).
-Não esqueça de colocar o nome na hora de enviar.
____________________________________________________________________________
2ª ATIVIDADE
No livro MAUS – de Art Spiegelman, é um relato em quadrinhos da vida de seu pai. Um dos poucos sobreviventes do maior campo de concentração e extermínio da Alemanha Nazista. Auschwitz.
Responda as seguintes perguntas:
A) Como os Judeus são desenhados por Art Spiegelman?
B) Como os Alemães são desenhados pelo autor?
C) Existem outros animais desenhados? Quais? Quem são eles na história?
D) Como era a vida em Auschwitz? Descreva o seu dia a dia.
E) Com base nas discussões em sala de aula, explique em 10 linhas o porquê que o regime nazista perseguiu essas pessoas.
____________________________________________________________________________
3ª ATIVIDADE
Leia a noticia abaixo:

Sarkozy inicia ação para deportar mais de 700 ciganos
19 de agosto de 2010 | 7h 48
AE - Agência Estado

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, começa hoje a expulsar ciganos que vivem de forma irregular no país. O primeiro grupo sairá em um avião fretado pelo governo em direção à Bulgária e à Romênia, levando 79 pessoas. O objetivo é remover mais de 700 ciganos da França em apenas 10 dias e destruir 300 dos 600 acampamentos ilegais que existem no país.
A política adotada por Sarkozy causou um mal-estar na União Europeia, já que a medida se refere à expulsão de cidadãos de países da própria UE. A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para as medidas "de cunho racista" do governo francês. Para a Romênia, a decisão ameaça provocar um "surto de xenofobia".
Um dos pilares da UE é a livre circulação de seus cidadãos, exceto no caso de Bulgária e Romênia, dois dos países mais pobres do bloco e principais locais de origem dos ciganos na Europa. Pelo acordo assinado em 2007, romenos e búlgaros podem viajar para a França, mas a permanência fica restrita a apenas três meses. O acesso ao mercado de trabalho é limitado a 150 áreas que enfrentam escassez de mão de obra.
No total, 15 mil pessoas da comunidade cigana vivem em acampamentos na França. Para Laurent El Ghozi, da entidade que reúne o grupo na Europa, Sarkozy não conseguirá expulsar os 700 que prometeu, mesmo que tenha destruído 51 acampamentos. Isso porque a viagem é voluntária e parte dos que viviam nos lugares destruídos simplesmente fugiu.

Comente a notícia levando em conta as idéias discutidas em sala de aula.
____________________________________________________________________________

20 comentários:

  1. Eu acho que o Sarkozy, é muito racista, ele não deveria fazer isso, pois o mundo é para todos, concerteza ele não iria gostar se fizessem isso com ele.Não só ele,mais todos devem respeitar a religião de cada ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Vitória Santana Carvalho dos Santosquarta-feira, agosto 25, 2010 9:45:00 AM

    Bom!

    Esse fato que ocorreu é para todos ler e pensar a onde a sociedade erro,mas não é tão simples assim.
    A minha idéia sobre isso é que toda a sociedade deve ajudar a todos, meio que isso seja meio dificil em partes,o fato de ter varios seres humanos sendo transportado meio que mortos é meio irracional.
    Na França deve conserteza ter a lei contra o racismo e na minha opinião o presidente devia tomar alguma providencia.

    8°D n°37

    ResponderExcluir
  3. Nome: Matheus Da S.Barbosa nº25 8ºano D

    3ºatividade
    O presidente da França (Nicolas Sarkozy) esta com uma idéia maluca querendo deportar todos os ciganos do País, mandando para a Bulgária, Romênia e destruindo todos seus acampamentos ilegais.
    A Romênia não concorda com essa atitude por que tem medo que isto cause uma aversão a estrangeiros.
    Esta atitude de Sarkozy demonstra seu preconceito, racismo contra os pobres e desfavorecidos do Mundo. A desigualdade de tratamento entre nações ainda é muito grande.
    Cerca de 15 mil pessoas da comunidade cigana vivem ilegalmente na França e acredita-se que Sarkozy não conseguirá expulsa-los mesmo estando sem casa e fugindo.
    E Sarkozy diz que a viagem é voluntária, num País onde o emprego é limitado, não há moradia e nenhuma igualdade social.

    ResponderExcluir
  4. Bom..eu acho que o Nicolas Sarkozy,é um preconceituoso com os ciganos...

    ResponderExcluir
  5. O objetivo do presidente francês Nicolas Sarcozy é expulsar o Maximo de ciganos ilegais da França em apenas 10 dias,a União Européia esta incomoda com isso pois o que o presidente esta tentando fazer é expulsar pessoas da própria Nação. Uma das bases da União Européia é a “livre circulação”,poder andar pelos países que fazem parte da União Européia. Por ser países mais pobres a Romênia e a Bulgária,são um dos lugares de onde mais surgem ciganos. Por causa de um acordo que esses países assinaram em 2007,os romenos e os búlgaros não podem ficar mais que 3 meses na França. Para Laurent EL Ghozi da entidade que reúne o grupo na Europa,o presidente da França não vai conseguir expulsar os 700 ciganos que prometeu, mesmo destruído 51 acampamentos,por que a viagem não é obrigatória e a maioria dos ciganos fugiu.
    Eu acho que ele não deveria ter expulsado os ciganos da França, pois isso não vai resolver muita coisa,por que os ciganos podem muito bem voltar outro dia, e acho que esses ciganos não deveriam ter entrado nos pais ilegalmente.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com o fim do nazismo, ainda existem pessoas com preconceito, nem sempre uma religião, raça, ou forma física mostra o carater de uma pessoa, antes de julgar aos outros devamos nos julgar primeiro.
    Bem ou mal Hitler foi um exemplo, ele nos mostrou que a busca pelo o homenm perfeito, o levou a sua própria destruição, mas isso não aconteceu por causa que ele queria um mundo melhor,e sim, por que ele não se emportou o que ele iria fazer para conseguir isso.
    Esse presidente Francês está completamente errado, pois apesar de tudo eles são seres humanos e não merecem ser expulsados assim.

    ResponderExcluir
  7. Gabriela Vieira de Oliveiraquinta-feira, agosto 26, 2010 5:06:00 PM

    O presidente da França Nicolas Sarkozi, decidiu expulsar os ciganos que viviam de forma irregular no país. A atitude do presidente por um lado foi errada, pois não se resolve um problema mandando ele para longe, pelo contrario ele só está aumentando. E por outro ele pode estar agindo certo, porque primeiro, os acampamentos ocupam áreas impróprias e segundo, não por serem ciganos mais por serem imigrantes podem causar varios problemas como por exemplo, deixar vários cidadãos franceses sem emprego, pois com certeza ele cobrará menos do que o atual trabalhador recebe. Uma das soluções seria criar uma organização que ajudasse as pessoas a viver legalmente no país.

    ResponderExcluir
  8. NOME:Pablo Costa Santos.
    Nº:26.

    Eu acho que Nicolas Sarkozy foi muito perconceituoso e racista,por que cada um tem seu direito de ir e vir seja branco,preto,seja alemão,judeu,polones e até ciganos.

    ResponderExcluir
  9. Nome:Gislayne Fernandes Neto n°15 série-8°ano-D

    O presidente fances Nicolas Sarkozi,por uma decisão sua resolveu expulsar tais pessoas que fossem ciganas,por viverem de forma inadegada no pais(ilegal).O presidente de certa forma nessa ação esta sendo muito errado pois,da pra se percebe,que ele tem um certo preconceito.Pois não se resolve um problemas mudando ele de endereço ou lugar.Poderia torna essas pessoas no pais legais aparti que elas respeiter os espaços onde convivem.Por outro lado os ciganos estão tambem errados,pois aparti do momento em que sabe as consequencias, que suas atitudes podem causar deveriam tomar providencias.O meio no qual seria mais adquado pra esse problema seria:A criação de centros de ajuda as pessoas imigrantes, para que seus costumes e modo de vida nao prejudica-se os outros.

    ResponderExcluir
  10. Edicleia Oliveira Araujodomingo, agosto 29, 2010 9:20:00 AM

    Nome:Edicleia Oliveira Araujo n°12 8°ano D

    O presidente Nicolas Sarkozy está tentando expulsar pessoas irregulares do País.Na minha opinião ele está agindo de uma forma errada por um lado,pois isso é considerado um preconceito contra os ciganos,pois não devemos julgar as pessoas pelo seu modo de viver,issso também é considerado como rascismo,e não devemos mandar esse problema para outro lugar isso só causaria mas problemas.Mas por outro lado o presidente está tentando resolver um problema do país pois os ciganos estão vivendo de forma irregular ocupando áreas erradas.
    Para resolver esse problema eles deveriam fazer um lugar de acolhimento para os ciganos morarem e viver legalmente.

    ResponderExcluir
  11. Nome:Daverson Barros Domingues
    N°11 Serie:8°ano D

    Eu acho que o Nicolas Sarkozi é muito preconceituoso ele não poderia espulsar os ciganos por que eles tem o direito de ir e vim não importa se eles são ciganos não importa que ele são ciganos o que importa é que eles tem seu direito.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião Nicolas Sarkozi é muito preconceituoso e racista, devemos aceitar cada um do jeito que é, não importa a cor, a religião devemos sempre aceitar!

    ResponderExcluir
  13. Bruna Oliveira Almeida nº06 8°Dquinta-feira, setembro 02, 2010 4:57:00 PM

    Eu acho que Nicolas Sarkozi é um homem muito preconceituoso.
    Porque ele começou a expusar os ciganos, pq eles viviam de forma irregular no Pais,é só poriso ele quis destruir todos os acapamentos dos ciganos.
    Todos tem o seu direito,eu acho que o Nicolas Sarkozi está desrespeitando os direitos humanos.

    ResponderExcluir
  14. Barbara Esttefane nº43 8ºDquinta-feira, setembro 02, 2010 4:59:00 PM

    Bom eu acho que o Nicolas Sarkozi não deveria espulsar os ciganos porque todos eles tem o seu direito de viver em seus pais.

    ResponderExcluir
  15. Thamires da Silva Setti Nº34 8ºDquinta-feira, setembro 02, 2010 5:11:00 PM

    Eu acho que o Nicolas Sarkozi é um racista porque ele queria expusar o ciganos só pq ele viviam de forma irregular no pais.

    ResponderExcluir
  16. Eu Entendo que esse texto esta relacionado aos racistas que existiu e existe ate hoje. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi um deles por querer expulsar os ciganos do país. Na França concerteza tem leis, e tem que ser cumpridas, pois rpreconceito, seja de cor da pele, religião e etc, é crime e essas atitudes do presidente francês tinha que ser punida.

    ResponderExcluir
  17. Keyla Vieira de Santana,
    eu achoque o Nicolas Sarkot,estava tentando expilsar pessoas do pais.eu acho que isso è muito reado espusar os ciganos so por que eles so cigano eu não acho isso certo mais o que importa que eles tem os direitos e ele pois muito racista.

    ResponderExcluir
  18. eu achoque o Nicolas Sarkot,estava tentando expilsar pessoas do pais.eu acho que isso è muito reado espusar os ciganos so por que eles so cigano eu não acho isso certo mais o que importa que eles tem os direitos e ele pois muito racista.

    ResponderExcluir
  19. eu achoque o Nicolas Sarkot,estava tentando expilsar pessoas do pais.eu acho que isso è muito reado espusar os ciganos so por que eles so cigano eu não acho isso certo mais o que importa que eles tem os direitos e ele pois muito racista.

    ResponderExcluir
  20. Keyla Vieira de Santana
    eu achoque o Nicolas Sarkot,estava tentando expilsar pessoas do pais.eu acho que isso è muito reado espusar os ciganos so por que eles so cigano eu não acho isso certo mais o que importa que eles tem os direitos e ele pois muito racista.

    ResponderExcluir