domingo, 7 de novembro de 2010

Psicologia do Opressor

Eu encontrei essa charge em um blog barbalonga da Internet e os posts me chamaram a atenção.

e dentro das postagens haviam comentários sobre uma espécie de exagero por parte dos movimentos negros em enxergar preconceitos raciais em qualquer coisa. Inclusive citando a Mayara Petruso.

Como eu deixei claro em um post de resposta, essa experiência retratada na charge já havia sido feita na verdade. A charge estava errada por que a criança negra escolhe a boneca branca e não a negra para brincar.

Esse era o vídeo feito nos EUA

Esse foi realizado no Brasil no ano passado


Qual boneca é mais bonita?
17 (65%) escolheu a boneca branca, 9 escolheu a boneca negra.
Qual boneca é a boneca boa?
11 (69%) escolheu a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.
Qual boneca você prefere brincar?
6 (55%) escolheu a boneca a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.
Se você pudesse escolher apenas uma boneca pra comprar pra a sua irmã, qual você compraria?
10 (67%) escolheu a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.

Lembro de uma fala do pesquisador e grande amigo Carlos Augusto Miranda Martins, autor de "RACISMO ANUNCIADO - O negro na propaganda brasileira" (dissertação de mestrado, ainda não publicada), em uma palestra que ele estava dando no dia 06/11/2010, em que no meio de sua fala ele colocava que "O oprimido tende a adotar o discurso e as práticas do opressor".

Eu lembro também de uma outra fala, tirada do filme "Os suspeitos" em que o protagonista principal tem a seguinte fala: "O maior truque que o diabo conseguiu foi convencer a humanidade de que ele não existe". Achar que o preconceito não existe é negar a justiça as suas vítimas. É tentar negar dados do IBGE que mostram que os negros não conseguem ter acesso a cargos administrativos de alto escalão (mesmo possuindo excelência em suas formações), e que as mulheres negras estão em situação ainda pior.

Revendo conceitos...
______________________________________________________________
Eu havia colocado posteriormente a essa postagem as respostas de dois rapazes sobre a discussão que havia acontecido no blog barbalonga sobre essa charge. Depois de pensar um pouco achei melhor tirar a postagem e indicar a discussão para que todos possam acompanha-la na integra. É legal perceber as dificuldades e como as discussões sobre esse assunto vão evoluindo nesse decorrer.

Para ver essa discussão, clique aqui.

2 comentários:

  1. Tô passada. Fiquei trite.
    Mas, achei mto interessante.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ricardo, obrigada pelo post. Fantástico!
    E achei perfeita a escolha da frase: "O maior truque que o diabo conseguiu foi convencer a humanidade de que ele não existe", ilustra muito bem os videos e o que ocorre em nossa sociedade.

    ResponderExcluir