Existem certas discussões que me incomodam. Eu vi o vídeo abaixo falando sobre o limite ético entre a ajuda a quem precisa e a omissão pela foto. Eu não consigo compreender esse tipo de discussão. Uma foto pode mobilizar grandes mudanças? Uma imagem pode contribuir para se alterar uma realidade? Uma foto vale a vida de uma pessoa?
Apesar de ser um curta o vídeo acima ele me fez lembrar a história de Kevin Carter que tirou a foto de uma menina faminta morrendo de fome e com um urubu a espera. Será que nada o motivou a pegar a menina e tentar salvar sua vida? A foto ganhou um Prêmio Pulitzer. O que essa foto ajudou a mudar a realidade dessas pessoas? Valeu o sacrifício?
Existe uma série de ressalvas quando se trabalha como foto jornalista em áreas de risco. A necessidade de se registrar os acontecimentos pode influenciar decisões políticas e comover toda uma sociedade em prol de uma mudança necessária. Mas qual é o limite entre o registro e a omissão? Kevin Carter não conseguiu segurar o peso desse dilema.
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário