É difícil andar por essa exposição e não se impressionar com um mundo tão diversificado e diferente de nossa cultura e ao mesmo tempo tão próximo a nós. O museu afro é o local de aproximação com as origens da maior parte da população brasileira e mesmo assim são poucos aqueles que o conhecem.
Como acontece com a maior parte dos museus, o acervo tem suas origens em coleções particulares, no caso do Museu Afro especificamente na coleção do escultor e colecionador Emanuel Alves de Araujo (hoje diretor do museu). Durante trinta anos ele se encarregou na aquisição de peças que representam a importância da população negra no conjunto de nossa sociedade.
São impressionantes as obras de metalurgia das diversas sociedades africanas, a religiosidade, o sincretismo, a opressão retratada nos objetos de tortura do período colonial escravista, as artes e as festividades que apresentam essas influências, as personalidades negras que fazem parte da memória e da nossa história e que muitas vezes não possuem o devido reconhecimento de sua importância.
A visitação é de terça a domingo, das 10h as 17h. Entrada Gratuita.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera - Portão 10
04094-050 - São Paulo – SP
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera - Portão 10
04094-050 - São Paulo – SP
Para maiores informações: www.museuafrobrasil.com.br