quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A diferença entre a Cópia e o Original


Um jovem noviço chegou ao monastério e lhe deram a tarefa de ajudar os outros monges a transcrever os antigos cânones e regras da Igreja. Ele se surpreendeu ao ver que os monges faziam seu trabalho a partir de cópias e não dos manuscritos originais.
   
  Foi falar com o abade e explicou que se alguém cometesse um erro na  primeira cópia, esse erro se propagaria em todas as cópias posteriores. O abade lhe respondeu que há séculos copiavam da cópia anterior, mas que achava bem procedente a observação do noviço.
   
  Na manhã seguinte, o abade desceu até as profundezas da caverna no porão do monastério, onde eram conservados os manuscritos e pergaminhos originais, intocados há muitos séculos.

 Passou-se a manhã, a tarde e depois a noite, sem que o abade desse sinal de vida.
   
  Preocupado, o jovem noviço decidiu descer e ver o que estava acontecendo. Encontrou o abade completamente descontrolado, com as vestes rasgadas,  batendo a cabeça ensanguentada  nos veneráveis muros do monastério
   
  Espantado, o  jovem monge perguntou:


 - Abade, o que aconteceu?   
 
- Aaaaaaaahhhhhhhhhh!!!  CARIDADE... CARIDADE!! Eram votos de "CARIDADE" que tínhamos que fazer...
 

E não de "CASTIDADE"!!
 
Recebida por e-mail de Luiz Antonio "Mamute"

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Violência na Sala de Aula

Se eu disser que já vi coisa pior, alguém acredita?


e isso esta cada vez mais comum.


Não existe nem um orgão jurídico que resguarde a integridade do professor nesses casos?

sábado, 20 de novembro de 2010

Hologramas - da Ficção a Realidade

O foco do blog não é esse, mas eu sou obrigado a admitir que as imagens me impressionaram. Sou um dos viveram bem os anos 80 e fã incondicional da saga Star Wars. Lembro muito bem da cena em que R2D2 projetava a imagem holográfica com a mensagem de pedido de socorro da princesa Léia para Obiwan-Kenobi. Lembro de discutir com meus amigos (todos moleques) que se juntavam em casa para assistir o filme, que havia sido transmitido pela extinta Rede Manchete, que um dia tudo aquilo seria possivel. Só não imaginava que eu ia estar vivo para ver isso.



Depois que eu vi esse vídeo (que não é novo), descobri que a mesma técnologia já havia sido utilizada em outros shows.



Minha amiga Leika (do proseando) ciêntista profissional disse que ia investigar e dar uma explicação de como isso é possivel de ser feito. Valeu leika.

domingo, 14 de novembro de 2010

O Imaginário da República

Para comemorar o 15 de novembro, resolvi falar um pouco de um dos livros que eu mais gosto.

Quando entrei em minha primeira graduação, tive dificuldades em organizar aquilo que se tornara um dilema para mim. Quase três realidades básicas e distintas: As coisas que eu gostava de ler, aquilo que eu conseguia ler e aquilo que eu precisava ler. Eram três esferas muito próximas, porém não conseguia uni-las da forma que eu gostaria ou que era necessário.

Depois de algumas tentativas frustrantes, comecei a pensar que historiadores não conseguiam escrever de uma forma cativante, uma forma que levasse seus leitores a acompanhá-los em prazerosas jornadas a um passado desconhecido. Os altos níveis de erudição não permitiam que pessoas mais simplórias como eu pudessem ter um entendimento claro dos assuntos que ali estavam sendo tratados. Li muitos textos acadêmicos porque sabia que eram importantes, mas a compreensão, a profundidade dos teores e sabores contidos me escapavam mais do que eu queria.

Começava a acreditar que só jornalistas conseguiam escrever bons textos sobre história, apesar de saber que na maioria das vezes jornalistas não sabem nada de História.

Foi quando no meio de uma matéria da graduação com a professora Esmeralda Blanco que ela, na simpatia e no brilhantismo que lhe sempre foram naturais, indicou para ler a obra do professor José Murilo de Carvalho “A Formação das Almas – O imaginário da República no Brasil.” 

 

Foi um alívio e uma alegria ler esse e outros livros desse autor. Em uma linguagem clara, sem perder a erudição, ele demonstra todo o esforço de construção da imagem dessa Nova República, as ideologias e motivações que se intercalavam na busca da construção de seus símbolos, tentando eleger novos heróis que justificassem aos olhos do povo a legitimidade do novo regime. Esse é um daqueles livros que quando você menos espera ele acaba. E você fica pedindo por mais.

Quem tiver a chance, leia. Vale a pena.

O vídeo foi feito na época da graduação para a apresentação de um trabalho e servia para tentar analisar a forma como a imagem de Tiradentes havia sido construída, sempre aproximando sua figura a de Jesus Cristo.

Curtam a música.

domingo, 7 de novembro de 2010

Psicologia do Opressor

Eu encontrei essa charge em um blog barbalonga da Internet e os posts me chamaram a atenção.

e dentro das postagens haviam comentários sobre uma espécie de exagero por parte dos movimentos negros em enxergar preconceitos raciais em qualquer coisa. Inclusive citando a Mayara Petruso.

Como eu deixei claro em um post de resposta, essa experiência retratada na charge já havia sido feita na verdade. A charge estava errada por que a criança negra escolhe a boneca branca e não a negra para brincar.

Esse era o vídeo feito nos EUA

Esse foi realizado no Brasil no ano passado


Qual boneca é mais bonita?
17 (65%) escolheu a boneca branca, 9 escolheu a boneca negra.
Qual boneca é a boneca boa?
11 (69%) escolheu a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.
Qual boneca você prefere brincar?
6 (55%) escolheu a boneca a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.
Se você pudesse escolher apenas uma boneca pra comprar pra a sua irmã, qual você compraria?
10 (67%) escolheu a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.

Lembro de uma fala do pesquisador e grande amigo Carlos Augusto Miranda Martins, autor de "RACISMO ANUNCIADO - O negro na propaganda brasileira" (dissertação de mestrado, ainda não publicada), em uma palestra que ele estava dando no dia 06/11/2010, em que no meio de sua fala ele colocava que "O oprimido tende a adotar o discurso e as práticas do opressor".

Eu lembro também de uma outra fala, tirada do filme "Os suspeitos" em que o protagonista principal tem a seguinte fala: "O maior truque que o diabo conseguiu foi convencer a humanidade de que ele não existe". Achar que o preconceito não existe é negar a justiça as suas vítimas. É tentar negar dados do IBGE que mostram que os negros não conseguem ter acesso a cargos administrativos de alto escalão (mesmo possuindo excelência em suas formações), e que as mulheres negras estão em situação ainda pior.

Revendo conceitos...
______________________________________________________________
Eu havia colocado posteriormente a essa postagem as respostas de dois rapazes sobre a discussão que havia acontecido no blog barbalonga sobre essa charge. Depois de pensar um pouco achei melhor tirar a postagem e indicar a discussão para que todos possam acompanha-la na integra. É legal perceber as dificuldades e como as discussões sobre esse assunto vão evoluindo nesse decorrer.

Para ver essa discussão, clique aqui.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Para os alunos do 8º ano D

Atendendo o pedido de todos vocês que insistiram tanto em ter mais uma atividade da aula para fechar o bimestre, aqui vai uma sequência de exercicíos que todos deverão responder.

Para acessar os exercícios, clique aqui.

O caso Mayara Petruso e outras histórias...



Desde o fim da eleição com a confirmação da vitória da Dilma, vem surgindo na Internet (em grande escala) uma série de piadas e artigos machistas e preconceituosos, em sua maior parte tentando ridicularizar a vitória de Dilma Roussef.

O caso mais notório é o da estudante Mayara Petruso, que postou em seu twiter mensagens pregando a violência e o preconceito contra os nordestinos. "nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado" ou "Afunda brasil: Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o pais de quem trabalhava pra sustentar os vagabundos que fazem filho para ganhar a bolsa 171." tentando responsabilizar o nordeste exclusivamente pela vitória de Dilma.

É lamentável ver esse tipo de pensamento. Mais lamentável ainda é perceber que ele não é uma fala isolada e que vários blogs e sites procuram, se não usando dos mesmo recursos, diminuir a nova presidente por ser mulher ou por se identificar com a maior parte da população brasileira.

Esse onda de preconceito não é nova. Lembro bem de todas as falas que surgiram contra a Erundina na época em que ela havia assumido como prefeita de São Paulo. Todos os tipos de adjetivos preconceituosos e xenofóbicos que procuravam denegrir a suas conquistas. A união do ser "Mulher" e "Nordestina" permitiu que ela juntasse na prefeitura de São Paulo vários pensadores como Paulo Freire, que realizaram reformas tão profundas no sistema educacional da cidade de São Paulo que até hoje, apesar das dificuldades, ele se encontra em condições muito melhores que as escolas estaduais.

A mulher sempre foi alvo de preconceitos. Essa é uma visão construída socialmente por toda a história da humanidade. Somente os argumentos que embasavam a posicionamento passivo e submisso da mulher passaram por transformações no decorrer do tempo. O determinismo dessas visões, principalmente no que consiste nas relações de gênero perduraram. Se no passado a base dessa argumentação possuía um cunho religioso, ligando a imagem do feminino ao negativo, durante o século XIX ocorre uma tentativa de se definir o papel da mulher através de comparações com o comportamento animal observado na natureza. Teorias da época que contribuíam para a formação de um imaginário dessa relação de gêneros 

Não é uma questão de defender a presidente eleita. Espero que ela possa fazer um bom governo com grandes realizações para todo o povo. Independente de partido, a chegada de uma mulher na presidência é um fator significativo. Diminuir e ridicularizar suas conquistas por ser mulher é que é um fato inaceitável. Incitar o ódio sobre sobre o povo nordestino é ainda pior.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Visitando os Museus de São Paulo


Farei uma série de textos sobre os museus da Cidade de São Paulo. Temos um imenso patrimônio que é acessível a toda a população, mas muitos não conhecem ou não conseguem compreender a importância da existência dessas instituições que prezam por manter, preservar e repensar os diversos aspectos de nossa cultura artística, histórica e política.

Vou visitar todos os museus de São Paulo e contar as minhas impressões sobre o que é possível se ver em seus acervos. Um por final de semana.

Eu tenho uma lista básica. Se vocês puderem dar sugestões sobre Museus a serem visitados, agradeço a colaboração.

Aguardem.