sábado, 20 de novembro de 2010

Hologramas - da Ficção a Realidade

O foco do blog não é esse, mas eu sou obrigado a admitir que as imagens me impressionaram. Sou um dos viveram bem os anos 80 e fã incondicional da saga Star Wars. Lembro muito bem da cena em que R2D2 projetava a imagem holográfica com a mensagem de pedido de socorro da princesa Léia para Obiwan-Kenobi. Lembro de discutir com meus amigos (todos moleques) que se juntavam em casa para assistir o filme, que havia sido transmitido pela extinta Rede Manchete, que um dia tudo aquilo seria possivel. Só não imaginava que eu ia estar vivo para ver isso.



Depois que eu vi esse vídeo (que não é novo), descobri que a mesma técnologia já havia sido utilizada em outros shows.



Minha amiga Leika (do proseando) ciêntista profissional disse que ia investigar e dar uma explicação de como isso é possivel de ser feito. Valeu leika.

2 comentários:

  1. Com a ajuda dos meus amigos universitários
    =PRIMEIRO VÍDEO=
    Flávio
    Impressionante a qualidade da imagem (coloquem em alta definição para ver...) no primeiro vídeo se você reparar bem Leika, a projeção é feita em um painel trasnparente que faz a imagem parecer estar naquela posição do palco...mais não tem nenhuma técnica muito diferente da projeção de cinemas, a não ser pela qualidade da imagem e brilho...o projetor deve ser muito bom...

    Existe uma técnica chamada "Free Format", que eu já vi ser usada em vídeo conferências, que eu acredito ser a mesma tecnologia...era colocada uma mesa em "u" em uma sala, um painel fica colocado nas pontas duas pernas do "u" e quando é ligada a projeção a mesa é completada com a projeção de outra sala de reuniões igual em outro lugar e a mesa deixa de ser em "u" e passa a ser em "o", fazendo com que a reunião parece estar acontecendo com todos no mesmo espaço físico...É visualmente muito louco..

    Yoshi
    Tem um espelho rodando bem rápido. Vc vê a sombrinha dele ao redor do holograma. O projetor da imagem fica acima ou abaixo e funciona sincronizado com o espelho. Inclusive os testes foram feitos com as coisas do star wars. :)

    http://www.youtube.com/watch?v=c2VusJwGTQQ

    http://www.youtube.com/watch?v=8hg-m_wT9qQ

    Estão desenvolvendo uma outra tecnologia mas, em todas elas, vc precisa de um meio para emitir/refletir a luz. Ainda não conseguiram usar o ar ou outro meio gasoso para isso.

    =SEGUNDO VÍDEO=
    Flávio
    Eu vi, e tenho quase certeza que a Madonna que aparece no começo da apresentação é tão real quanto os membros do Gorillaz, pena que o vídeo não está muito bom e a câmera se foca nos membros da banda e não mostra como a Madonna chega no outro palco...Não deve ser muito difícil achar pela internet alguma coisa sobre esse vídeo para comprovar.... Enfim acho que é isso...um palco é feito com apresentações virtuais (os rapers que aparecem no comecinho são reais e não entram exatamente pelo palco como a Madonna...) e o outro é apenas o real...

    Yoshi
    Acabei de ver o segundo show, o do Gorillaz. A tecnolgia não é a mesma é é muito menos sofisticada. É um projetor por trás do palco, técnica mais que manjada. Repare que ninguém consegue passar atrás dos bonequinhos. A mina que aparece nos 2:30 e passa é também projeção tbm e por isso consegue, mas ela não está lá. Compare a cor dela neste momento e na hora que ela realmente aparece no palco, aos 3:20. Neste momento ela finalmente se aproxima da platéia. :)

    Eu adoro ilusão idiótica! :)

    Metal
    O Flavio observou bem. A primeira Madona parece não ter o retorno nas costas, já a segunda tem, alem disso, repare que sempre que a segunda madona gira e rebola umas "cordinhas" que ela tem na roupa balançam, já a primeira madona não parece ter essas cordinhas na roupa, mas de fato a imagem tá ruim. Minha pergunta é se os devidos créditos pela explicação serão explicitados no site onde voce ficou incumbida de dar uma explicação :p

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas explicações... Essas são coisas que realmente me fascinam...

    valeu.

    ResponderExcluir