sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Projeto de Xadrez na escola - 2010

Esse foi um projeto que eu desenvolvi junto com o professor Ronaldo Zatti Marques para os alunos dos 7º anos da Escola Estadual Francisco Brasiliense Fusco, durante o 2º semestre de 2010.

Existia uma dificuldade em tentar desenvolver as atividades e conteúdos programáticos do currículo, problemas com o desvio de atenção no decorrer das aulas, falta de concentração na realização das atividades propostas e desinteresse pelas dinâmicas realizadas nas diversas matérias.

O Xadrez entrou como uma ferramenta que iria dar subsídios para que essas habilidades e competências pudessem ser incrementadas. O que não esperávamos foi a participação em massa dessas salas e a procura de todos em se aperfeiçoar na prática dessa modalidade.

Habilidades que acabaram transportando o comportamento dos alunos para dentro de sala de aula em outras matérias. Alunos com problemas de baixa alto estima, que não se apresentavam e não participavam das aulas passaram a buscar entender mais sobre os assuntos que estavam sendo trabalhados.

Textos sobre Xadrez e a sua história foram levados para onde os alunos liam e comentavam. O manual do Dr. Orfeu Gilberto D’agostini Xadrez Básico, ajudou a melhorar substancialmente a questão da leitura e escrita.

Terminou com um campeonato dentro de sala de aula e uma final inter classes com um “Xadrez Humano Gigante”. Uma próxima etapa vai ser tentar expandir isso para toda a escola. Mas isso é conversa para o ano que vem.

Detalhe: Não havia verba para compra de peças e tabuleiros, os alunos fizeram suas peças e tabuleiros com materiais recicláveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário