segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Capitalismo - Uma História de Amor




Sou suspeito quando falo dos filmes de Michael Moore. Como muitos de minha geração, só passei a conhecê-lo quando ocorrera a consagração de um dos seus documentários em 2002 com “Tiros em Columbine”, quando ele parava para analisar o massacre ocorrido no Instituto Columbine e as suas relações com a cultura de valorização as armas e da violência existente em território estadunidense.

Depois disso fui pesquisar sobre seus outros trabalhos e comecei a descobrir um lado da cultura norte americana que no mínimo era contraditório com tudo aquilo que era passado para mim na infância e que muitas vezes causava surpresa quando meus alunos assistiam e começavam a compreender que as suas condições de vida não são eram tão diferentes das situações demonstradas em vários de seus filmes.

Eu assisti ontem o seu ultimo filme de 2009, “Capitalismo – Uma História de Amor”, onde ele vai tratar das relações dos EUA com o sistema capitalista, dando um enfoque especial a crise da bolsa de 2008. Mantendo sempre o sarcasmo e a ironia como suas principais armas, ele faz uma crítica profunda às grandes corporações que dominam os vários níveis da política norte-americana, e os efeitos catastróficos dessa relação.


Para quem quiser assistir, fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário