domingo, 1 de agosto de 2010

A MELHOR LINHA DO TEMPO QUE EU JÁ VI...



Uma das primeiras coisas que aprendemos quando entramos na faculdade de história são os problemas do ensino da disciplina através da "famigerada" Linha do Tempo. A principal crítica a utilização dessa linguagem gráfica é o sentido de evolução que se dá aos acontecimentos. Evolução como uma idéia de que os acontecimentos históricos caminham sempre em um sentido de melhoria das condições humanas, o que por muitas vezes não é a realidade.

É sempre importante manter um teor crítico quando pensamos e utilizamos esse recurso. Lembro bem quando os professores demostraram uma preocupação com a tradução do título de "Studies in the development of Capitalism" de Maurice Dobb, que pela tradução brasileira pela Zahar havia sido colocado como "A Evolução do Capitalismo". Um nome contrário ao conteúdo do livro. Erros da época.

Deixando essas questões de lado, o trabalho desenvolvido em Flash por John Kyrk para o estudo da biologia celular é impressionante, passou pela tradução do Prof. Dr. Luis Fernando Marques Santos e a estudante de medicina Larissa Cunha Rodriguês ambos da Universidade Federal da Paraíba.

A qualidade gráfica impressiona e permite o acesso de todos os estudantes e uma visão clara e muito bem elaborada desde o Big Bang até o aparecimento do gênero Homo na Terra.

O site não é novo, mas achei legal divulgar o trabalho. Clique aqui para acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário