segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Para os Alunos dos 6º Anos

Sobre o mito "Os 12 Trabalhos de Hércules":
Descreva o 3º trabalho, o 6º trabalho e o 10º trabalho realizado por Hércules no mito.

Esta é apenas uma atividade de localização e interpretação do texto que vocês leram.
Cuidado ao Responder.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alunos dos 6ºs Anos - ATIVIDADE

Boa Tarde, crianças.

O texto com o mito "12 trabalhos de Hércules" está disponível no site. Para acessar o site, clique aqui.

Lembrando que o trabalho é uma produção de texto comprando semelhanças e diferenças entre o mito escrito e o desenho que vocês assistiram.

Até mais

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Atividades do 3º Bimestre – 8º Ano D

Bom dia, crianças.
Pensar a idéia de exclusão com vocês (seja ela racial, social, política, religiosa ou sexual) se torna cada vez mais importante quando percebemos que esse tipo de prática continua acontecendo. E pior, acontecendo no nosso mundo atual, em nosso cotidiano atual, dentro de nossa escola por pessoas que continuam essas práticas por ignorância, falta de caráter ou simplesmente pela eterna dificuldade humana em aceitar o diferente. Aceitar a diversidade significa aceitar a natureza múltipla do ser humano.

Esse preconceito doentio que busca excluir as pessoas por suas diferenças deve ser combatido a todo custo. Definir padrões dentro de grupos sociais diferentes gera a formação de grupos de exclusão que mais tarde irão gerar conflitos cada vez maiores. O respeito às diferenças, as culturas e as pessoas deve ser a regra básica para a manutenção de nossa sociedade. Não é a exclusão da diferença que resolve, mas a aceitação dela como parte do conjunto humano.

A celebração dessa diferença é o elemento que viabiliza a união de todos. Uma união que talvez permita a construção de um futuro em conjunto possível.
-------------------------------------------------------------------------------------
1ª ATIVIDADE
Vocês assistiram o documentário "Arquitetura da Destruição" de Peter Cohen.
Produzam um texto relacionando a idéia de Corpo da nação com a perseguição as minorias do regime nazista.
IMPORTANTE:
-O texto precisa demonstrar a relação entre esses dois aspectos do documentário.
-O tamanho de uma página para o texto, sempre mantendo a preocupação com a redação.
-O texto deverá ser mandado para o e-mail prof.ricks@gmail.com , em data marcada com todos em sala de aula.
-Deverá ser utilizado a fonte: TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, TEXTO JUSTIFICADO, margens normal (ALINHADO).
-Não esqueça de colocar o nome na hora de enviar.
____________________________________________________________________________
2ª ATIVIDADE
No livro MAUS – de Art Spiegelman, é um relato em quadrinhos da vida de seu pai. Um dos poucos sobreviventes do maior campo de concentração e extermínio da Alemanha Nazista. Auschwitz.
Responda as seguintes perguntas:
A) Como os Judeus são desenhados por Art Spiegelman?
B) Como os Alemães são desenhados pelo autor?
C) Existem outros animais desenhados? Quais? Quem são eles na história?
D) Como era a vida em Auschwitz? Descreva o seu dia a dia.
E) Com base nas discussões em sala de aula, explique em 10 linhas o porquê que o regime nazista perseguiu essas pessoas.
____________________________________________________________________________
3ª ATIVIDADE
Leia a noticia abaixo:

Sarkozy inicia ação para deportar mais de 700 ciganos
19 de agosto de 2010 | 7h 48
AE - Agência Estado

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, começa hoje a expulsar ciganos que vivem de forma irregular no país. O primeiro grupo sairá em um avião fretado pelo governo em direção à Bulgária e à Romênia, levando 79 pessoas. O objetivo é remover mais de 700 ciganos da França em apenas 10 dias e destruir 300 dos 600 acampamentos ilegais que existem no país.
A política adotada por Sarkozy causou um mal-estar na União Europeia, já que a medida se refere à expulsão de cidadãos de países da própria UE. A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para as medidas "de cunho racista" do governo francês. Para a Romênia, a decisão ameaça provocar um "surto de xenofobia".
Um dos pilares da UE é a livre circulação de seus cidadãos, exceto no caso de Bulgária e Romênia, dois dos países mais pobres do bloco e principais locais de origem dos ciganos na Europa. Pelo acordo assinado em 2007, romenos e búlgaros podem viajar para a França, mas a permanência fica restrita a apenas três meses. O acesso ao mercado de trabalho é limitado a 150 áreas que enfrentam escassez de mão de obra.
No total, 15 mil pessoas da comunidade cigana vivem em acampamentos na França. Para Laurent El Ghozi, da entidade que reúne o grupo na Europa, Sarkozy não conseguirá expulsar os 700 que prometeu, mesmo que tenha destruído 51 acampamentos. Isso porque a viagem é voluntária e parte dos que viviam nos lugares destruídos simplesmente fugiu.

Comente a notícia levando em conta as idéias discutidas em sala de aula.
____________________________________________________________________________

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TEDxUSP - Evento e Considerações




A postagem devia ter sido colocada no sábado, mas vai assim mesmo.

Difícil descrever a totalidade das percepções e idéias que incendiaram a tarde de sábado no TEDxUSP. E a palavra certa é essa mesmo: “incendiar”. Pessoas de todas as idades, lugares e formações, reunidos sob as mais diversas expectativas. Apesar dos atrasos, algumas ausências e mudanças de palestrantes, o evento conseguiu realizar sua proposta com sucesso. Sua maior façanha não foi juntar as diversas personalidades com algum tipo de vinculo à universidade, mas conseguir promover uma reflexão sobre qual deve ser o papel que a Universidade deve ter em relação à comunidade fora do campus. Unir as teorias desenvolvidas a uma prática ativa das mesmas, sempre colocando em foco a melhoria da sociedade.

Utopia? Talvez não. As palestras demonstraram a importância de se acreditar no potencial humano e na necessidade de se investir na prática dessas idéias. Esse conjunto de palestras veio coincidentemente em resposta a várias críticas recorrentes de que a universidade se tornara alheia aos problemas mais essenciais ao mundo fora do campus. O formato TED de palestras (18 minutos para cada palestrante) exigiu um esforço dos palestrantes convidados em sintetizar suas conquistas, suas dificuldades, angústias e sucessos. Abertura fantástica com o professor Luís Carlos de Menezes falando sobre novos paradigmas e desafios da educação contemporânea, a geneticista Juliana Machado descrevendo seu trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres com o uso do estudo do código genético animal. Entre vários outros nomes que contribuíram profundamente para uma reflexão do público daquela tarde. Vale destacar dois pontos altos daquela tarde de sábado: a fala de Demi Getschko chamado de pai da internet no Brasil, mostrando como se deu o surgimento da rede em território nacional e da professora Linamara Rizzo Battistella Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, argumentando sobre a necessidade de expansão de tecnologias e para a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Idéias e ideais são colocados a prova em todo o momento. Ainda acredito que a chave para que esse movimento renda frutos aconteça quando voltarmos nosso foco para a educação básica. Temos os ingredientes certos, temos as receitas certas para cada prato, gosto e freguês. Esta faltando um direcionamento de forças nesse sentido. Melhorar, mudar e avançar. Essa poderá ser a ordem do dia. Se assim quisermos.

Para ver as fotos do evento, clique aqui.

domingo, 1 de agosto de 2010

Tour Virtual pela Capela Sistina



Para aqueles que não puderam ir para a Itália nessas férias, aqui vai a dica.

O Museu do Vaticano possui um passeio virtual pela Capela e o trabalho impressiona pela qualidade. Uma grande chance dos nossos alunos terem um contato diferenciado com uma das maiores obras de Michelângelo e um dos marcos importante do movimento renascentista.

Não encontrei referências de quem foram os responsáveis pela montagem do site, mas pelo endereço da página deve ser uma equipe ligada diretamente ao Museu. Demora um pouco para carregar a página, mas vale a pena. Para acessar, clique aqui.

A MELHOR LINHA DO TEMPO QUE EU JÁ VI...



Uma das primeiras coisas que aprendemos quando entramos na faculdade de história são os problemas do ensino da disciplina através da "famigerada" Linha do Tempo. A principal crítica a utilização dessa linguagem gráfica é o sentido de evolução que se dá aos acontecimentos. Evolução como uma idéia de que os acontecimentos históricos caminham sempre em um sentido de melhoria das condições humanas, o que por muitas vezes não é a realidade.

É sempre importante manter um teor crítico quando pensamos e utilizamos esse recurso. Lembro bem quando os professores demostraram uma preocupação com a tradução do título de "Studies in the development of Capitalism" de Maurice Dobb, que pela tradução brasileira pela Zahar havia sido colocado como "A Evolução do Capitalismo". Um nome contrário ao conteúdo do livro. Erros da época.

Deixando essas questões de lado, o trabalho desenvolvido em Flash por John Kyrk para o estudo da biologia celular é impressionante, passou pela tradução do Prof. Dr. Luis Fernando Marques Santos e a estudante de medicina Larissa Cunha Rodriguês ambos da Universidade Federal da Paraíba.

A qualidade gráfica impressiona e permite o acesso de todos os estudantes e uma visão clara e muito bem elaborada desde o Big Bang até o aparecimento do gênero Homo na Terra.

O site não é novo, mas achei legal divulgar o trabalho. Clique aqui para acessar.