quarta-feira, 21 de julho de 2010

TEDxUSP - Da idéia a ação

No dia 07 de agosto, vai acontecer na FAU-USP o evento TEDxUSP. Achei interessante os conceitos das palestras promovidas pela TED. Tirar idéias do papel e fazer acontecer. Discutir idéias que possam melhorar o mundo através de ações concretas.

Como transformar o conhecimento em ação para mudar a sociedade em que vivemos. Pensadores uspianos das mais diversas área de conhecimento reunidos em um só lugar para dividir suas paixões e questionamentos. Um evento aberto a todos que cansaram de pensar e decidiram agir.

Sobre o TEDx USP
Onde o conhecimento se transforma em ação
O TEDxUSP reunirá ativistas, pesquisadores e pensadores de diversas áreas do conhecimento conectados - de alguma maneira - com a história da Universidade de São Paulo, para dividirem suas experiências e paixões.
O TEDxUSP 2010 reunirá cerca de 25 pensadores de áreas de conhecimento tão diversas quanto arte e tecnologia, ciência e negócios, para compartilhar suas melhores idéias em palestras com duração máxima de 18 minutos.
Como convidados, 450 pessoas serão selecionadas para participar gratuitamente do evento e serão estimuladas a refletirem e criarem projetos ligados ao tema "Onde o conhecimento se transforma em ação", a fim de criarem soluções para problemas do nosso cotidiano.

Sobre o TED
Idéias que merecem ser espalhadas

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “idéias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Nós também. E você?

Para aqueles que se interessaram, vocês podem estar acessando o site:
TEDxUSP

Ou pelo facebook:
www.facebook.com/TEDxUSP

sábado, 17 de julho de 2010

Para os Alunos dos 7º Anos

Bom dia,

A participação dentro do projeto de Xadrez rendeu resultados acima da média. Isso motivou eu e os outros professores a desenvolver o projeto de História em Quadrinhos produzido no ano passado. Tenho certeza que vocês vão superar expectativas mais uma vez.

1ª Etapa:
Reunidos em grupo de 5 pessoas, vocês vão compor uma história (aventura, romance, drama, comédia) a escolha de vocês. Essa história deve se passar na Idade Média (Matéria do 2ºBimestre). Nessa fase é importante o grupo fazer pesquisas na biblioteca e na internet sobre características e costumes da população da Europa Medieval. Lembrando sempre que é um período histórico longo e vocês vão ter que escolher um recorte de tempo para trabalhar.

2ª Etapa:
Com a ajuda do Professor de Português, vocês vão redigir a história em um texto narrativo. Assim que a história estiver pronta e a contextualização dela na Idade média estiver correta, vamos trabalhar com vocês os storyboards das histórias que vocês fizeram.

3º Etapa:
Quando as histórias em quadrinhos da sala estiverem prontas, vamos montar um gibi de cada sala e realizar uma mostra dos trabalhos na escola.

Abaixo você vê um exemplo de história em quadrinhos realizado pelo projeto no ano passado, pelos alunos da 6ªA:























Podem ir se preparando.

Vejo todos vocês em Agosto. Boas férias.

domingo, 11 de julho de 2010

Para os Alunos dos 6º Anos

Bom dia, Crianças...

Estou feliz com o desempenho de vocês durante esse 1º semestre. Espero que possamos avançar cada vez mais até o final do ano. Para adiantar algumas atividades e preparar o caminho para algumas discussões que vamos ter durante o 3º Bimestre eu deixei um texto para que vocês possam ir adiantando a leitura nos anexos do site.(Clique aqui para acessar)

Ao final do texto "Os mitos.pdf" existem instruções para a realização de algumas tarefas. Quem quiser adiantar as tarefas, estejam a vontade, mas é necessário que a leitura seja feita até o dia 09/08.

Fica a indicação: Se vocês puderem, por favor, vão até a locadora e assistam o desenho "Hércules" da Disney. Não é o melhor filme para começarmos as nossas conversas, mas pela idade de vocês esse é o filme mais acessível.

Boas férias.